Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Começou o julgamento do violador de Telheiras....

Começou na passada Quinta-feira dia 24 de Março o julgamento de Henrique Sotero, o confesso  e identificado "violador de Telheiras".
Henrique Sotero o ex-Engenheiro Químico que trabalhava na Zon compareceu esta Quinta-feira na asala da 8ª Vara de Lisboa, no Campus da Justiça, onde entrou umpouco antes da 10h00, algemado.
Henrique Sotero entrou  na sala de audiências com aparência vísivelmente mais gorda, cabelo mais comprido, ar sereno e confiante.
Segundo os médias presentes no local Henrique Sotero, o violador de telheiras chegou mesmo a soltar pequenos risos enquanto falava com o seu advogado, o sr. José Pereira da Silva.
A esta sessão  compareceram apenas o"Violador de Telheiras"  o seu advogado, e os seis advogados a representarem seis das vítimas.
Nesta sessão, a primeira, depois de um adiamento em Janeiro, estiveram ausentes os pais e a namorada do violador de Telheiras, Ana Filipa Sobral, ben como as 14 vítimas que o acusam formalmente de violação.
Na sessão que decorreu à porta fechada, devido à idade das vítimas, o violador Henrique Sotero, que está acusado de 74 crimes, 74 crimes: 13 raptos, quatro sequestros, sete violações, 14 coações sexuais, dois abusos de menores, dois crimes de pornografia com menores, 14 roubos e dois crimes de ofensa à integridade física, confessou os crimes de que é acusado.
Henrique Sotero começou por procurar "corrigir" as declarações que as vítimas fizeram à Polícia Judiciária, dizendo que as vítimas dos abusos não choraram e que teria parado com os abusos caso as vitimas o tivessem feito.
O violador procurou também fazer mea culpa e confessou-se arrependido dos crimes que cometeu , corrigindo no entanto ao dirigir-se à Juíza Flávia Macedo que num dos casos que se referia a uma das vítimas não lhe tinha encostado a faca ao peito e também deixou de confirmar um dos detalhes da acusação relativo à tentativa de silenciamento de uma das vítimas  com a qual se viria posteriormente a cruzar-se na rua e a quem Henrique Sotero terá feito um gesto ameaçador a sugerir -lhe que se mantivesse calada.
Henrique Sotero disse em tribunal ao descrever os crimes que no seu carro levava consigo um canivete, uma chave de fendas e uma faca.
Em relação aos objectos, considerou os dois primeiros objectos "necessários " á sua actividade delinquente e em relação à faca disse, Henrique Sotero que  aquela tinha sido colocada no carro pela sua namorada para que ele pudesse limpar melhor o carro nos cantos onde aquele estivesse mais sujo.
Henrique disse também que escolhia as suas vitimas  frisando que "as queria jovens e bonitas".
-Segundo confessou, o violador de Telheiras antes de obrigar as suas vítimas a fazer-lhe sexo oral, era bastante escrutinoso e perguntava-lhes coisas tais como se tinham namorados, que tipo de relaçãos sexuais já haviam tido, os nomes delas, quem eram os pais, o que as raparigas estudavam, e segundo se veio a apurar o violador Henrique Sotero acabou por apurar que uma das vítimas era filha de um polícia (agente da P.S.P.).
Segundo notíciou o jornal Correio da Manhã na sua versão online:
"Houve uma que me disse que era filha de um polícia, mas não foi isso que me fez conter o meu ímpeto.
Era indiferente, estava a tentar estabelecer uma ligação para me sentir mais próximo da pessoa", acabou por admitir Sotero, numa das entrevistas a que foi sujeito para a elaboração do relatório pericial concluído pelo Instituto Nacional de Medicina Legal (INML).
O documento, tal como o CM avançou, afirma a imputabilidade de Henrique Sotero e alerta para "um risco moderado a alto" de o violador voltar a cometer novos crimes sexuais.
Aliás, Sotero admite que actualmente não sabe se conseguia parar de violar. "
Até ter sido abordado pela Polícia Judiciária, eu não sabia sequer da existência de uma única queixa.
 Algures na minha fantasia eu sentia que o meu desejo de ser desejado era também partilhado pelas vítimas. "
No final, achava que não tinha feito nada de mal, mas sabia que era ilegal.
Se não tivesse havido queixa, não sei se teria parado", admite o violador aos peritos.
Henrique Sotero chegou mesmo a afirmar que por duas vezes recorreu a prostitutas, mas que "era tudo muito artificial e que ainda se sentia menos desejado".
 Aos peritos, o violador mostrou ter perfeita noção de todas as suas vítimas, bem como das suas moradas. Além disso, diz mesmo que desenvolveu uma ligação com uma das raparigas.
"Eu não cheguei a fazer amizade com nenhuma, mas fiquei próximo de alguém, que não está no processo porque não fez queixa de mim", disse. "
A ssessão de julgamento foi interrompida por volta da hora do almoço e adiada para o próximo dia 15 de Abril, pois o advogado do réu que necessitarão da intervenção de peritos do Instituto de Medicina Legal.
Na próxima audiência para além dos peritos que serão chamados pelo colectivo de juízes, estará também presente o psiquiatra que acompanha Henrique Sotero.

Na foto de camisa às riscas Henrique Sotero , o violador de Telheiras. (conforme aparece no CManhã)

O advogado de defesa do violador de telheiras, Pereira da Silva já tinha recebido uma peritagem anterior inicial, mas teve de reformular a sua argumentação de defesa, ou seja reformulou uma série de questões que segundo António Albuquerque , psiquiatra de Henrique Sotero, necessitam de esclarecimento.
O testemunho de peritos e especialistas forenses urge-se de manifesta importância pois é importante para fazer prova da inimputabilidade de Henrique Sotero.
É que a defesa de Henrique Sotero alega que Henrique Sotero sofre de pulsões sexuais que não pode controlar o que se puder ser provado em tribunal ( que se trata efectivamente de uma pulsão sexual imcontrolável e clinicamente provada), poderá valer ao réu a atenuação da pena .
O caso das cartas escritas às vítimas por ocasião do Natal
Os vários advogados da vitimas do violador de Telheiras fizeram um requerimento ao  Juíz-Presidente do colectivo de juízes que está a julgar o violador de telheiras para que o Director-Geral dos Serviços Prisionais seja notificado sobre as cartas que Henrique Sotero enviou às vítimas com quantias de dinheiro pela altura do Natal.
Nessas cartas Henrique Sotero para além de pedir desculpas enviava quantias de dinheiro que iam desde os 20 euros até aos 300 euros.
Os advogados de defesa das vitimas procuram tentar saber se houve algum ilícito criminal ou disciplinar por parte do arquido ou das autoridades prisionais ou violação do regulamento interno do estabelecimento prisional onde Henrique Sotero está detido ( Estabelecimento Prisional de Lisboa).
As vítimas manifestaram-se intimidadas com o facto de o violador de Telheiras conhecer ainda (pelos vistos muito bem) o domícilio das vítimas.
Segundo os média, os meios de comunicação puderam apurar a namorada de Henrique Sotero terá passado as cartas ao computador depois de as ter ido buscar à prisão.
-Soará a muitas pessoas, um bocado como uma tentativa de coagir as vítimas e de de alguma forma dando-lhes a impressão de havê-las compensado , demovê-las ao mesmo tempo de prosseguir com os processos que interpuseram contra ele.
Se dentro de um ano não houver sentença, Henrique Sotero, o violador de Telheiras será libertado
Se ao fim de um ano de prisão preventiva a justiça portuguesa não tiver emitido alguma sentença final sobre este caso, o violador de telheiras poderá sair da prisão em liberdade após o cumprimento de dois anos de prisão preventiva que é o prazo máximo até que o processo transite em julgado.
Resumindo: - Para que o violador de Telheiras não fique à solta por se terem esgotado os prazos legais, daquí a seis meses terá de haver uma sentença emitida por um tribunal de primeira instância e de haver uma decisão dos tribunais superiores , nomeadamente os tribinais da Relação e o Supremo de Justiça.
-O julgamento recomeça no próximo dia 15 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário