Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Desapareceu hoje Elizabeth Taylor

Aos 79 anos de idade, morreu hoje, esta manhã, no centro médico de Cedars-Sinai, a actriz Elizabeth  Taylor, na sequência de uma delicada operação ao coração.
Elizabeth Taylor actriz conhecida pelo seu carisma junto ao público e no grande ecrán já vinha a debater com inúmeros problemas de saúde que a debilitavam e estiveram na origem do seu internamento há cerca de dois meses no Cedars-Sinai Medical Center.
Em 1997 Elizabeth Taylor foi-lhe extraído um tumor no cérebro e desde 2009 que vinha sufrendo de problemas cardiácos e questões relativas à insuficiência cardíaca crônica.
Em 2009, foi submetida a uma operação cirurgica para a substituição uma válvula defeituosa no coração e estava confinada a uma cadeira de rodas há mais de cinco anos.
Não sobreviveu a mais esta intervenção...
Filha de pais norte-americanos (Estados Unidos) Francis Leen Taylor (1897–1968) e Sara Viola Rosemond Warmbrodt (1895–1994),  Elizabeth Rosemond Taylor nasceu em Londres no dia 27 de fevereiro de 1938, tendo os seus pais mudado para os estados Unidos em 1939.
Elizabeth Taylor começou a sua carreira cinematográfica bastante cedo, aos dez anos de idade , altura em que foi descoberta e foi contratada pelos estúdios Universal, participando no filme There's One Born Every Minute (Há um que nasce a cada minuto).
No entanto ese contrato não foi renovado.
No entanto Elizabeth Taylor participou noutras produções cinematográficas infanto-juvenís, com particular relevo para a  sua participação na série Lassie.
Elizabeth Taylor entregou-se de corpo e alma à arte de representar tornando-se uma actriz bastante conhecida e participou em inúmeros sucessos cinematográficos dos anos 50 e contracenou com muitos dos grandes nomes do cinema daquela altura tais como Montgomery Clift em "Um lugar ao sol"e Rock Hudson em "Assim Caminha a Humanidade", que ficou conhecido em Portugal como "O gigante" , filme no qual contracena também com James Dean.
Entre alguns dos seus muitos sucessos estão os filmes: "Cleópatra" , "Disque Butterfierld 8" ( que lhe deu o seu primeiro Oscar da Academia em 1960) e "Quem tem medo de Virgínia Wolf" ( que lhe deu o seu segundo Oscar em 1966).
Elizabeth Taylor  foi considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo e também uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos pela sua silhueta esbelta, traços delicados e olhos azuis côr de violeta.
Elizabeth Taylor foi também conhecida pelos seus muitos casamentos: casou-se 8 vezes, tendo-se casado em primeiras núpcias com Conrad Hilton Jr. casamento que durou apenas um ano.
Casou depois com Michael Wilding com quem teve dois filhos: Michael Howard Taylor Wilding, nascido em 1953, e Christopher Edward Taylor Wilding, nascido em 1955.
Com Michael Todd teve uma filha em 1957, chamada Isabel Francisca Taylor Todd em 1975 adotou uma menina alemã juntamente com seu marido, Richard Burton, chamada Maria Taylor Burton.
O seu casamento com o actor britânico Richard Burton , quinto e sexto marido respectivamente, conhecido pelo seu alcoolismo (1964-1974) e com quem se voltaria a casar ainda uma segunda vez (1975-1976) foi o mais conhecido de todos os seus casamentos, a que se seguiriam ainda dois.
Elizabeth Taylor foi amiga de muitos dos ilustre de Hollywood e do Jet-set norte americano e também amiga do "Rei da Pop music" Michael Jackson que lhe dedicou a canção "Liberian girl".
Pioneirismo no activismo contra a SIDA:
Elizabeth Taylor teve um papel destacado participando activamente em campanhas contra a Sida imediatamente depois da morte do actor Rock Hudson que faleceu vítimado por aquela doença.
Neste aspecto é também de ressalvar a criação por ela da Elizabeth Taylor AIDS Foundation (Fundação E.T.para a SIDA) em 1991.
Trata-se de uma fundação que tem por objectivo angariar fundos para ajudar instituições no mundo inteiro  que têm também por missão ajudar directamente a tratar e aliviar , e minorar o sofrimento de pessoas afectadas pelo vírus do Sindroma da Imuno-Deficiência Adquirida.
 Em 2001 Elizabeth Taylor, muito embora não tenha nascido nos Estados Unidos, recebeu das mãos do Presidente Bill Clinton a Presidential Citizen's medal pelos seus trabalhos de filantropia em prol das vítimas da SIDA.
Elizabeth Taylor com alguns dos que ajudou com o seu grande coração

-Ao visitar hoje a página daquela institução encontramos uma nota de condolências e de luto materializada pela expressão :
( Em memória: pranteámos a perda da lendária actriz, mulher de negócios, e destemida activista Elizabeth Taylor)
Para todos aqueles que queiram deixar algumas palavras de eterna saudade e de despedida a esta sublime senhora que a todos encantou com o seu charme, carisma tanto no pequeno como grande ecrán a Elizabeth Taylor AIDS foudation abriu uma página no facebook "Elizabeth Taylor Tribute - Love your Elizabeth Arden family".
Clicando nesta hiperligação podeis visitar esta página : Elizabeth Taylor Tribute - Love your Elizabeth Arden family
Da parte de este blog também sentiremos a falta de alguém que com a sua arte encantou a grandes e pequenos de todas as origens e que com alguma da sua solidariedade ajudou a difundir raios de esperança....
Artigos Relacionados:
Baixar  clicar o link:
"O Gigante" - onde a actriz contracena com Rock Hudson e James Dean
"Quem tem medo de Virginia Wolf" - filme que lhe valeu o 2ºOscar
"Cleopatra"- Uma das obras do cinema que imortalizou Elizabeth Taylor (precisa winRar)

Sem comentários:

Enviar um comentário