Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

"Complexo, o universo Paralelo"- Uma história humana de luta e sobrevivência...

 Estreou nos cinemas portugueses no dia 13 de Janeiro deste ano, o filme-documentário "Complexo, o universo paralelo", que teve a sua ante-estreia no nosso país (Portugal) em Outubro de 2010 no DocLisboa.
Este filme documentário teve como realizadores e produtores, dois irmãos portugueses Mario e Pedro Patrocínio, e é o resultado de algum tempo de permanência numa área do Rio de Janeiro profundamente dominada pelo narco-tráfico.
Este documentário pretende mostrar uma realidade de vida para lá daquela que chega até nós através das imagens de impacto mediáticodifundidas pelos média de confrontos entre polícias e narcotraficantes...
Pretende dar a conhecer a realidade de vida dos cerca de 65026 habitantes, divididos por perto de 18425 domícilios.
O Complexo do Alemão,é assim chamado por causa de um antigo proprietário  daquela área que adquiriu as terras onde hoje se situa este complexo, e as dividiu em lotes para venda nos anos cinquenta.
O referido proprietário era na verdade um polaco que se chamava Leonard Kaczmarkiewicz, mas a quem a população local apelidou de alemão, tendo o local ficado desde então conhecido como o Morro do Alemão.
O Complexo do Alemão é na realidade um agrupamento de 13 favelas (aquilo  que aquí em Portugal chamamos bairros de lata) e situa-se na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, numa das zonas mais violentas daquela cidade.
Dificuldades iniciais e falta de apoios finaceiros
- Os irmãos Patrocínio passaram cerca de três anos, a viver na imensa favela onde contactaram com a realidade e os dramas humanos de quem lá vive e filmaram todo aquele cotidiano do ponto de vista de quem ali vive.
Para dar andamento a este projecto iniciádo em 2005 tiveram de recorrer ao auto-financiamento, ou seja tiveram de abrir os cordões à bolsa pois ninguém se arriscava a financiar um filme rodado dentro de uma favela.
«achavam que éramos loucos, que nos iam roubar, que nos iam matar.
 Juntámos dinheiro, vendemos na altura o carro, [o filme] foi feito com suor e sangue», de acordo com afirmações dos irmãos Patrocínio à Agência Lusa.
A rodagem do filme, que começou em 2007, acompanhou um momento de bastante tensão vida do complexo que foi o da preparação para os Jogos Pan-Americanos, altura em que a Polícia Militar e as forças especiais cercaram o complexo e em que mais de uma centena de pessoas perderam a vida durante as operações policiais que tiveram lugar no complexo e nas suas imediações.
A sinópse do filme (enredo):
O filme começa por mostrar algumas imagens iniciais referentes às operações políciais e militares dentro do Complexo, evoluindo depois para aquele tipo de imagens que pouco tem a ver com as imagens que pululam os noticiários e os blocos informativos.
Para imagens que nos dão a conhecer a vida diária daqueles que vivem no meio deste fogo cruzado entre as várias facções rivais que procuram controlar o nárcotráfico e os outros negócios e e fogo cruzado entre aqueles grupos rivais e a polícia.
Entre as muitas histórias que pululam aquele universo paralelo o documentário centrar-se-à em algumas personagens tipo( da vida real) tais como "Dona Célia, Seu Zé e um rapper local chamado MCPlayboy".
"Complexo - Universo Paralelo" recebeu o prémio de Melhor Film no Artivist Film Festival
-Vale bem a pena ver....
Artigos Relacionados:
Onde baixar:

Sem comentários:

Enviar um comentário