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Primeiro vôo inaugural a partir do aeroporto de Beja terá lugar dia 13 de Abril

Aerogare do Aeroporto de Beja

O primeiro vôo Internacional efectuado a partir do "recentemente construído"(ainda se ultimam alguns trabalhos no interior daquela infras-estrutura aeroportuária que terá apenas a sua data de inauguração prevista para o mês de Junho próximo) terá lugar já nesta vindoura semana, na próxima quarta-feira dia 13 às 18.30, um dia aliás antes da data inicialmente apontada de 14 de Abril.
Aquele primeiro vôo que foi possível devido a uma autorização especial, terá por destino o Arquipélago atlãntico de Cabo-Verde e intregrará cerca de 180 lugares dos quais 42 deles, se encontram já destinados a uma comitiva de empresários portugueses e empresários da região alentejana  que irão participar nas cerimónias de geminação entre os Municípios de Ferreira do Alentejo e o município Cabo-verdiano de São Filipe, sito na Ilha do Fogo.
Tal como pôde afiançar o Presidente de Câmara de Ferreira do Alentejo , esta trat-se de uma viagem de oito dias com regresso previsto para o dia 20 de Abril.
O Aeroporto de Beja
O Aeroporto de Beja, uma ambição à muito acalentada por toda a região alentejana, pois poderá ser um foco de maior desenvolvimento túrisco e até mesmo comercial e indústrial para toda a região do Baixo Alentejo.
O Governo Português com esta obra pretende á partida focalizar neste aeroporto a laboração de companhias aéreas de baixo custo pois este aeroporto a inaugurar no segundo semestre de 2011 (algures em Junho) usufruírá de baixas taxas aeroportuárias.
O Aeroporto de Beja localiza-se na Base áerea nº11 a cerca de 12km da cidad de Beja  no Alentejo, e representoa á partida um investimento financeiro que orça os 33 milhões de Euros.
A construção deste aeroporto vem permitir tornar toda a região alentejana numa plataforma logística e comercial para o resto do páis, pois o novo e ainda não inaugurado Aeroporto de Beja pode ser visto como uma das pontas do triângulo de interesses formado pelo Porto de Sines e a Barragem do Alqueva.
O Aeroporto de beja terá , quando em pleno funcionamento a também grande valência de ser um aeroprto com capacidade de carga aéra, no que será também um auxílio bastante grande ao Aeroporto de Faro que se vê afligido com as limitações do tamanho da sua pista.
Em acréscimo refira-se que este Aeroporto de Beja poderá ser mesmo considerado uma importante plataforma logística aeroportuária do sul do país.
O Porto de Sines beneficiar-se-á imenso para o escoamento áereo de mercadorias e produtos destinados aos mercados europeus e mesmo a própria área crcundante ao próprio aeroporto será benificiada.
Pretende-se instalar nas zonas circum-vizinhas, adjacentes ao aeroporto  algumas unidades industriais de produtos  semi-acabados e de montagem de materiais provenientes da China para serem comercializados nos mercados europeus.
Para ligá-lo ao Porto de Sines foi adjudicado um troço da autoestrada A26 que ligará o Aeroporto de beja directamente ao Porto de Sines, o que á partida deverá tornar este Aeroporto mais competitivo.
Há também o projecto da futura instalação de uma fábrica de componentes aeronáuticos e de oficinas de manutenção e reparação aeronáutica.
Objecções à construção do aeroporto
-Segundo o Tribunal de Contas este projecto do Aeroporto de beja não tem contribuído para os objectivos anteriormente propostos nem para a criacção de empregos na região.
Depois de já concluidas as obras da infraestrutura aeroportuária não existem ainda "nem operadores nem acessibilidades" e a área circundante à cidade de Beja não possui os acessos quer rodoviários que ferroviários considerados suficientes para ligar à Europa ou mesmo  o resto do país.
Para agravar ainda mais a situação, os restantes operadores aeroportuários e logísticos têm reconsiderado as suas propostas, e a utilização do "futuro" Aeroporto de Beja como plataforma logística de carga e escoamento de produtos exportados da China para a America do Sul e Africa que inicilamente se previa  ficou bastante comprometida
Isto porque entretanto a República Popular da China firmou um acordo com um aeroporto alemão para aquele efeito, isto aconteceu porque o Aeroporto de Beja cuja conclusão das obras e entrada em funcionamento estavam  previstas para Julho de 2010 não estava ainda a funcionar.
Em relação às infrastruturas previstas para as áreas adjacentes ao Aeroporto o Tribunal de contas tece um parecer mais favorável quanto à instalação de unidades de produção de produtos semi acabados e também quanto à instalação de oficinas de reparação aeronáuticas.
O Tribunal de Contas também teceu sérias críticas à actuação da E.D.A.B (Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja) responsável pela adjucação do aeroporto.
Além do Tribunal de Contas instar segundo artigo do jornal Público a EDB a explicar a falta de investidores no Aeroporto de Beja, o Tribunal de contas sublinha que a EDB já funciona há ceca de dez anos, já adiou por sucesivas vezes a data de nicio de entrada em operação do aeroporto, além de aquela empresa ter acumulado prejuízos desde a sua formação num periodo de dez anos.
Segundo se pode ler no jornal Público online:
"Todo este quadro leva o TC a concluir que o aeroporto de Beja "não tinha assegurada" a sua viabilidade económica quando foi lançado.
A obra vai custar cerca de 74 milhões de euros aos contribuintes, assinala o TC, agravados pelos sucessivos adiamentos ao público da sua entrada em exploração.
A proposta mais consistente para se dar uso à nova infra-estrutura passa pela transformação da placa de estacionamento num parque para acolher aviões que actualmente ocupam espaço no aeroporto de Lisboa, mas isso tem custos acrescidos . "
(ver o link para o artigo do jornal o Público)
-Esperamos e desejamos melhor sorte e sucesso a este empreendimento e que ele contribua de facto para o desenvolvimento de toda uma "bela" região.

2 comentários:

Anónimo disse...

e incrivel como se gasta tanto dinheiro publico e que devia dar frutos,afinal e melhor deixar as moscas.com 35 milhoes de euros axo que nao dava para passar ferias no algarve, os nossos politicos sao mewsmos todos uns palhaços? joao pimenta

Anónimo disse...

O nosso Presidente queixa-se que os dez mil euros mensais não lhe chegam para o gasto... é um pobre diabo pobre diz ele.....deviam era seguir o exemplo da Dinamarca.... um salário minimo e simbólico para os politicos e com descontos para a reforma na proporção dos descontos efetuados durante os anos em que exerceu o cargo..... quanto ao aeroporto de Beja, já que o construíram pelo menos poupem o dinheiro dos contribuintes, estabeleçam acessos melhores e desviem o resto do tráfego aéreo para Beja....

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