Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Sábado 9 de Abril saíu à rua a marcha "Cidadãos por uma nova lei de protecção animal"

Sábado dia 9 de Abril a cumprir a já anunciada marcha, cerca de 4000 pessoas foram-se juntando a uma caminhada que começou por volta das 14 horas frente à Praça de Touros do Campo Pequeno e lenta e gradualmente foi fazendo ouvir as suas palavras de ordem em defesas daqueles que não se podem fazer ouvir e que culminou na Rua de São Bento frente à Assembleia da República.
A Praça de Touros do Campo Pequeno foi tomada como ponto de partida da concentração por razões óbvias.....
A iniciativa que já tem tido lugar outros anos pela mesma altura, teve este ano um elemento novo que é o de inserir-se numa campanha de recolha de assinaturas para levar ao Parlamento a proposta de uma nova lei de protecção dos animais.
Campanha esta que necessita de pelo menos 35 mil assinaturas para que aquele projecto de lei seja debatido na assembleia da República. 
Segundo disse Rita Silva da "Animal"  em declarações ao jornal Público:
“Temos feito todos os anos marchas, mas a deste ano tem uma característica especial que é a de serem cidadãos a apoiar este projecto-lei.
Na do ano passado, que não tinha esta campanha legislativa associada, apareceram cerca de quatro mil pessoas, esperamos que este ano sejam ainda mais”.
(ver no jornal "Público")
A responsável da "Animal " não adiantou ao Público quantas assinaturas aquela organização já conseguiu até agora , mas referiu que a campanha de assinaturas continuará até Setembro, altura que marca a abertura do novo ano parlamentar (após as férias da Assembleia da República) .
Considera aquele um objectivo difícil de atingir , "mas uma meta alcansável".
A lei actual de Protecção aos animais em vigor, data de  1995.
Rita Silva adiantou que da proposta da nova lei constam, entre outros, “a alteração do estatuto jurídico dos animais, a inclusão de despesas, médico-veterinárias e de alimentação, com animais no IRS, a proibição das touradas, de circos com animais, de tiros a alvos vivos, de ‘rodeos’ e dos carrosséis com animais, bem como a criminalização dos maus tratos a animais”.
Eis algumas das algumas das principais reivindicações:
- Alteração do Estatuto Jurídico dos Animais;
- Inclusão das Despesas de Alimentação e de aúde dos Animais de Companhia no IRS;
- Controle de Superpopulação de Animais Abandonados;
- Criminalização dos Maus-Tratos a Animais;
- Criminalização do Abandono de Animais;
- Proibição dos Rodeios;
- Proibição das Touradas;
- Proibição do Uso de Animais em Circos;
- Proibição do Tiro aos Pombos;
- Proibição da Promoção de Lutas entre Animais e entre Animais e Humanos;
- Proibição dos Carrosséis de Póneis (ou outros animais);
- Proibição da Compra e Venda de Animais Vivos através da Internet
É importante que á medida que evoluímos como seres humanos nos apercebámos e tenhamos consciência dos direitos e da dignidade que aos animais merece.
É altura, tempo sem dúvida, para que neste século 21 no qual já nos encontrámos bem adentrados legislemos em favor de uma melhor protecção para os animais tanto domésticos como selvagens e no sentido também de acabarmos com muitos dos bárbaros espectáculos e com a cultura da morte na arena , e com um legado de tortura e maus-tratos aos animais que herdamos dos romanos...
Acabemos com as Tourads (seguindo o exemplo da grande Catalunha), os rodéos, as garraiadas, com a apresentação de animais nos circos e com toda as formas de degradação a que ainda sujeitamos os animais.
Fica aquí o vídeo da manifestação:

Sem comentários:

Enviar um comentário