Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Aproximam-se os 500 anos da Vila de Camarate....

Paralélamente às tradicionais celebrações do Dia do Trabalhador, feriado nacional, o dia 1 de Maio revestir-se-à este ano de uma importância histórica para a Vila de Camarate, pois assinalam-se neste dia os 500 anos da sua edificação como freguesia independente da freguesia vizinha Sacavém.
Onde se localiza:
Camarate é uma freguesia do concelho de Loures e do Distrito de lisboa e situa-se a norte de Lisboa, com uma área geográfica de 5,17 km² de área e cerca de 18 822 habitantes de acordo com os censos de 2001. A sua Densidade demográfica é de 3 640,6 h/km².
Geografia:
Localizada na parte oriental do concelho, faz fronteira com as freguesias de Frielas (a Noroeste), Apelação (a Norte), Unhos (a Nordeste), Sacavém (a Este), Prior Velho (a Sudeste), todas no concelho de Loures, com Santa Maria dos Olivais (no extremo Sudeste), a Charneca (a Sul), no concelho de Lisboa, e finalmente com o Olival Basto (a Sudoeste), já no concelho de Odivelas.
A zona meridional da freguesia abarca também parte do Aeroporto da Portela de Sacavém.
Inclui inúmeros bairros: Bairro de Angola, da Boavista, da Bogalheira, da CAAR, da Esperança, dos Fetais de Baixo, dos Fetais de Cima, das Fontaínhas, do Grilo, das Loureiras, de Mira-Loures, de Santiago, de Santo António, de São Benedito, de São Francisco, de São João, de São José, de São Lourenço, das Sousas, da Torre, Fonte da Pipa, Mucharros, Quinta de Marvila, Quinta do Paraíso, Quinta de Santa Rosa, Quinta do Galeão, isto para além, claro, do centro da Vila.
História da Vila de Camarate
-As origens do nome:
Socorrendo-nos mais uma vez  da wikipédia:
"O topónimo Camarate parece derivar do facto de, em tempos, aqui se ter cultivado uma casta de videira chamada camarate ou, em alternativa, pelo facto de, na Idade Média, aqui se situar a Camarata Real, onde pernoitavam os nossos reis, quando se dirigiam para o norte do país.
 Mais provável é que o nome derive, porém, do nome de uma família berbere que aí se destacou sob a ocupação mourisca: os Banu Qamaratti.
Durante a Idade Média, Camarate foi, e até ao 1.º de Maio de 1511, parte integrante da vizinha freguesia de Sacavém; surge, no entanto, bastantes vezes mencionada nos documentos, sabendo-se que era - a par de Sacavém, Unhos e Frielas - terra reguengueira. "
O termo "terra reguengueira refere-se à posse e propriedade daquela terra pela Casa Real Portuguesa (pelos reis portugueses).
"Fez parte do dote que Fernando I de Portugal concedeu a sua esposa, Leonor Teles de Menezes.
Por essa altura, durante o governo de Agapito Colona como bispo de Lisboa, foi fundada a primitiva Igreja Matriz, entretanto reconstruída e ampliada.
Por altura da crise de 1383-1385, uma quinta aí situada, pertença do judeu David Negro, almoxarife das alfândegas reais no reinado de D. Fernando, foi confiscada e entregue prontamente a Nuno Álvares Pereira, que aí passou alguns anos com sua mãe, antes de professar no Convento do Carmo.
Nessa quinta fundou o Condestável uma capela consagrada a Nossa Senhora do Socorro, a qual viria a doar aos Carmelitas, que aí fundaram um convento, extinto em 1834.
Por via de Nuno Álvares Pereira, Camararate viria a ser integrada, mais tarde ainda, com muitas terras vizinhas, no património da Casa de Bragança.
A freguesia de Camarate foi enfim criada por um foral (uma carta de privilégios concedida pelos antigos monarcas de Portugal) de D. Manuel I, datado de 1 de Maio de 1511, sendo separada administrativamente da freguesia de Sacavém.
A partir do século XVI tornou-se um local muito concorrido pela nobreza lisboeta, sendo afamada pela sua produção vinícola (da casta camarate, que talvez tenha dado o nome à vila), característica das quintas que fizeram parte do quotidiano desta freguesia até meados do século XX.
Foi parte integrante do Termo de Lisboa (até 1852), depois do concelho de Santa Maria dos Olivais (entre 1852 e 1886); posteriormente voltou a transitar para o concelho de Lisboa (entre 1886 e 1895); por fim, em 1895, foi integrada no concelho de Loures, onde permanece até hoje.
 Em 4 de Junho de 1996 foi elevada a vila pela lei n.º 57/97, aprovada pela Assembleia da República.
Desde meados do século XX, com o desenvolvimento industrial acelerado e subsequente terciarização, a freguesia tornou-se essencialmente um dormitório da capital.

Igreja matriz de S.Tiago de Camarate

Camarate é também conhecida por ser a terra de infância de um dos mais famosos poetas de Portugal do século XX: Mário de Sá-Carneiro, pioneiro do Modernismo na literatura portuguesa e um dos membros da Geração d’Orpheu em conjunto com Fernando Pessoa e Almada Negreiros.
Acima de tudo, Camarate é tristemente célebre pelo acidente que tirou a vida ao então Primeiro-ministro social democrata português, Francisco Sá Carneiro, à sua companheira e ainda ao Ministro da Defesa democrata-cristão Adelino Amaro da Costa, na noite de 4 de Dezembro de 1980, a escassas horas das eleições presidenciais desse mesmo ano, nas quais o candidato do Governo, o general Soares Carneiro, foi derrotado pelo general Ramalho Eanes, que contava com o apoio dos partidos da esquerda.
 Acidente ou atentado—as duas teses digladiam-se desde há quase vinte e cinco anos.
 Essa história esteve na origem do filme Camarate."
Alguns outros aspectos característicos ligados à Vila de Camarate
Um dos elementos característicos  pelos quais esta vila se notabiliza são as suas quintas, que se podem ainda ver um pouco por toda a freguesia, embora muitas delas já não labutem como o faziam outrora...
De entre as suas quintas destacam-se as :Quinta da Encarnação, da Quinta da Ribeirinha, Quinta das Portas de Ferro, Quinta de Santa Teresa, Quinta do Redondo, a Quinta do Ulmeiro e a Quinta das Mil Fontes.
Todas estas quintas notabilizam-se pela sua arquitectura rural e muitas delas caracterizam-se também por possuirem um pórtico.
Para além deste património há a referir como elementos particularmente importantes do património arquitetónico da Vila de Camarate a Capela de Nossa Senhora da Vitória e sobretudo a Igreja Matriz Paroquial de Santiago Maior de Camarate, incluindo o Cruzeiro.
A Igreja de São Tiago de Camarate
A Igreja de São  Tiago Maior de Camarate  localiza-se na confluência da Praça 1.º de Maio com as Ruas Avelino Salgado de Oliveira e Guilherme Gomes Fernandes, no centro da vila, é um dos ex-líbris da Vila e ao longo dos séculos desempenhou um papel preponderante no desenvolvimento urbano da Vila de Camarate.
A primeira igreja de Camarate terá sido mandada construir no século XIV, algures na década de 1370 pelo então bispo de Lisboa D.Agapito Collona.
No entanto aquele primeiro templo foi-se deteriorando e por volta de 1511, aquando da separação da freguesia cívil e da paróquia de Camarate da paróquia vizinha  de Sacavém (por carta de foral de D.Manuel I emitido no dia 1 de Maio de 1511) procedeu-se à reconstrução do templo.
No entanto a Igreja paroquial de Camarate foi alvo de várias reconstruções datando o actual edifício de inícios do século XVII (1600s-...)
Características arquitectónicas:
"Trata-se de um templo de uma só nave, encimado pela capela-mor.
A fachada apresenta-se sóbria, tendo como elemento central o portal rectangular em mármore, encimado por um frontão triangular; sobre este, uma janela rectangular. À direita, acha-se a torre sineira, encimada por uma cúpula.
No interior seiscentista, destacam-se os azulejos brancos e negros dispostos em padrão geométrico, a pedra do altar em mármore e ainda o tecto recoberto de pinturas dos meados do século XVII representando cenas da vida do apóstolo Santiago Maior.
S.Tiago, Patrono de Camarate
 Ao longo da nave encontram-se quatro altares laterais, e ainda dois a rodear a capela-mor, dedicados, respectivamente, a Santiago e a Nossa Senhora de Fátima.
De destacar também o belíssimo trabalho da talha dourada na capela-mor, bem como o tecto de estuque.
Nas duas paredes laterais do altar-mor acham-se duas telas recentemente restauradas, pintadas por volta de 1710 por António Machado Sapateiro.
No exterior, no adro da Igreja, acha-se também um magnífico cruzeiro manuelino, o único elemento do conjunto que remonta ao século XVI."
Importa referir que este monumento foi declarada Imóvel de Interesse Público pelo decreto n.º 2/96, de 6 de Março de 1996.
-Importa referir que a Vila de Camarate tem crescido bastante e cresceu imenso nos últimos 20 anos.
Este progresso benéfico por um lado pois veio de alguma forma a satisfazer algumas das carências da população, por outro lado também "sacrificou" algum do património arquitectónico da Vila a mercê da construção de acessos rodoviários e também da construção de empreendimentos de habitação.
Um pouco mais sobre os hábitos e costumes....
-Camarate possui um clube de futeból o Águias de Camarate, que tem a sua sede nas imediações do centro da vila e que há já muitos anos tem sido um dos pólos dinamizadores da cultura desportiva na freguesia, além de possuir também algumas outras pequenas agremiações que além de promoverem também o desporto promovem também o associativismo unindo as camadas seniores e infanto-juvenís.
Não fugindo já a este tema cabe referir neste âmbito o papel importante desempenhado também ao longo dos anos pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Camarate que durante muitos anos apoiaram o desporto na freguesia.
Importa notar que practicamente todos os bairros de Camarate possuíam até bem pouco tempo a sua agremiação (Associação Cultural e Recreativa).
-Nas camadas seniores da população, dentro do espírito associativo importa destacar a Columbofilia e a criação e corridas de pombos...são muitos os pombais existentes nesta vila, existe inclusive uma associação columbófila não muito longe do centro da vila e algumas outras dispersas pelos vários bairros que compõe a freguesia de Camarate.
-Há também uma Associação de Reformados que organiza bailes duas vezes por semana e que presta auxilio a idosos e funciona como centro de dia.
Heráldica de Camarate, armas e simbolos
"Camarate usa a seguinte bandeira e brasão de armas:
Um escudo de prata, com cruz flordelisada de vermelho, vazia do campo, acompanhada em ponta por dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde.
 Uma coroa mural de prata de quatro torres.
Um listel branco, com a legenda de negro, em maiúsculas: «CAMARATE».
 Bandeira esquartelada de vermelho e branco; cordões e borlas de prata e vermelho.
Em termos de simbologia, a cruz flordelisada alude à presença do Condestável D. Nuno Álvares Pereira na povoação (esta cruz constituía as armas dos Pereiras, e surge também, por exemplo, no brasão da freguesia onde nasceu o Santo Condestável - Cernache do Bonjardim); quanto aos cachos de uvas, representam a produção vinícola que em tempos aqui existiu, e de cuja casta eventualmente terá derivado o nome da própia terra.
Este brasão de armas deriva do original proposto pelo heraldista Afonso Dornelas, na primeira metade do século XX.
À data, no entanto, a coroa mural era de apenas três torres (reflectindo o estatuto da povoação, que era apenas um lugar, e não uma vila); de igual modo, a bandeira seria de púrpura, por analogia com o esmalte das uvas.
No entanto, até 1996, a freguesia de Camarate usou oficiosamente uma bandeira gironada de oito peças de branco e vermelho (por analogia com o esmalte da cruz e o metal do campo do escudo).
Esta partição, contudo, era inadmissível, já que, na heráldica portuguesa, apenas as cidades têm o direito de usar tais bandeiras; a situação seria finalmente corrigida com a elevação da povoação de Camarate ao estatuto de vila, tendo-se mantido as cores da bandeira, mas alterada a sua partição para esquartelada."
(In Wikipedia-Camarate)
Viscondado de Camarate e Viscondes de Camarate
Muita gente não saberá isto por certo, mas Camarate foi (e é ) um viscondado e teve inclusive um títular nobliárquico de Visconde de Camarate.
Segundo pude averiguar consultando a informação disponível na wikipedia e da qual trancrevo:
"O título de Visconde de Camarate foi instituído por decreto de D. Luís I de 25 de Maio de 1870 e confirmado por carta do mesmo monarca de 31 de Maio do mesmo ano em favor de Hermenegildo Augusto de Faria Blanc."
Era segundo consta:
Bacharel formado em direito; Fidalgo da Casa Real; do conselho d'el Rei D. Luis I de Portugal; Comendador da Ordem de Cristo; Ajudante do Procurador Geral da Coroa e Fazenda e antes Delegado do Procurador Regio na 2º Vara da Comarca de Lisboa; Deputado da Nação nas Legislaturas de 1860-61, de 1861-64, e na de 1865-68.
Casou em primeira nupcias em 1844 com D. Maria da Purificação de Lima, que faleceu em 1862 e de quem teve geração e descende o presente Visconde de Camarate.
Foi também militar e distinguiu-se nas lutas liberais nos Açores e no siítio à cidade do Porto onde devido aos ferimentos recebidos em combate teve uma perna amputada.
Lista de viscondes de Camarate
1º Hermenegildo Augusto de Faria Blanc (23 de Setembro de 1809 - 14 de Janeiro de 1882);
2º João Augusto de Faria Blanc (20 de Julho de 1848 - 1934),
3º Hermenegildo Augusto de Faria Blanc (22 de Outubro de 1853 - 1942);
4º Hermenegildo Augusto de Faria Blanc (7 de Outubro de 1875 - 23 de Junho de 1958);
5º Hermenegildo Augusto de Faria Blanc (9 de Junho de 1904 - 1983);
6º Victor Manuel de Jesus de Faria Blanc (19 de Fevereiro de 1936)

Comemorações dos 500 anos da Vila de Camarate
A Junta de Freguesia de Camarate tem levado a cabo na decorrência das comemorações não só algumas acções de divulgação dos 500 anos da Vila de Camarate mas também tem realizado alguns eventos culturais tais como concertos musicais, exposições entre outras coisas.
Relacionado:
-Blog: Jornal de Camarate
-Junta de Freguesia de Camarate
-Grupo Desportivo Águias de Camarate
-A.H.B.V. de Camarate

Vôo inaugural no Aeroporto de Beja assinalado por gaffe de Ministro

O Aeroporto de beja assistiu dia 13 de Abril ao seu primeiro voo inaugural.
Antes da partida do primeiro voo inaugural a partir daquelas instalações o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça e o Secretário de estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações presidiram à assinatura dos acordos entre a ANA (Aeroportos e Navegação Aérea- entidade que gere os aeroportos de Portugal) ealguns operadores do sector túristico e aeroportuário.
Foram assinados acordos com 5 empresas (Sunvil, Herdade do Grous, TUIfly, Aeromec e Urbanos), empresas que operam nas áreas do transporte,da carga, da mnutenção e da logística.
No discurso do Ministro das Obras Públicas que ficou marcada por uma gaffe, pois António Mendonça, o titular daquela pasta confundiu por várias vezes Beja com Évora, tendo indicado que aquela inauguração se processava em Évora, foi realçada a importância daquela obra para a região.
O Presidente da ANA, Guilhermino Rodrigues, que falou antes do Ministro das Obras Públicas falou dos acordos que foram celebrados e que irão permitir que entre em operação entre Maio e Outubro um vôo com destino a Londres, e falou também da possibilidade de em 2012 poderem vir a surgir vôos entre o Aeroporto de Beja e a Holanda e a Alemanha.
Neste primeiro vôo inaugural partiram cerca de 125 pessoas com destino a Cabo Verde.
Neste vôo viajou também o Presidente da Câmara de Ferreira de Alentejo que com uma pequena comitiva de empresário participará nos acordos de geminação entre aquele município alentejano e o município cabo-verdiano de São Filipe na Ilha do fogo.

Sábado 9 de Abril saíu à rua a marcha "Cidadãos por uma nova lei de protecção animal"

Sábado dia 9 de Abril a cumprir a já anunciada marcha, cerca de 4000 pessoas foram-se juntando a uma caminhada que começou por volta das 14 horas frente à Praça de Touros do Campo Pequeno e lenta e gradualmente foi fazendo ouvir as suas palavras de ordem em defesas daqueles que não se podem fazer ouvir e que culminou na Rua de São Bento frente à Assembleia da República.
A Praça de Touros do Campo Pequeno foi tomada como ponto de partida da concentração por razões óbvias.....
A iniciativa que já tem tido lugar outros anos pela mesma altura, teve este ano um elemento novo que é o de inserir-se numa campanha de recolha de assinaturas para levar ao Parlamento a proposta de uma nova lei de protecção dos animais.
Campanha esta que necessita de pelo menos 35 mil assinaturas para que aquele projecto de lei seja debatido na assembleia da República. 
Segundo disse Rita Silva da "Animal"  em declarações ao jornal Público:
“Temos feito todos os anos marchas, mas a deste ano tem uma característica especial que é a de serem cidadãos a apoiar este projecto-lei.
Na do ano passado, que não tinha esta campanha legislativa associada, apareceram cerca de quatro mil pessoas, esperamos que este ano sejam ainda mais”.
(ver no jornal "Público")
A responsável da "Animal " não adiantou ao Público quantas assinaturas aquela organização já conseguiu até agora , mas referiu que a campanha de assinaturas continuará até Setembro, altura que marca a abertura do novo ano parlamentar (após as férias da Assembleia da República) .
Considera aquele um objectivo difícil de atingir , "mas uma meta alcansável".
A lei actual de Protecção aos animais em vigor, data de  1995.
Rita Silva adiantou que da proposta da nova lei constam, entre outros, “a alteração do estatuto jurídico dos animais, a inclusão de despesas, médico-veterinárias e de alimentação, com animais no IRS, a proibição das touradas, de circos com animais, de tiros a alvos vivos, de ‘rodeos’ e dos carrosséis com animais, bem como a criminalização dos maus tratos a animais”.
Eis algumas das algumas das principais reivindicações:
- Alteração do Estatuto Jurídico dos Animais;
- Inclusão das Despesas de Alimentação e de aúde dos Animais de Companhia no IRS;
- Controle de Superpopulação de Animais Abandonados;
- Criminalização dos Maus-Tratos a Animais;
- Criminalização do Abandono de Animais;
- Proibição dos Rodeios;
- Proibição das Touradas;
- Proibição do Uso de Animais em Circos;
- Proibição do Tiro aos Pombos;
- Proibição da Promoção de Lutas entre Animais e entre Animais e Humanos;
- Proibição dos Carrosséis de Póneis (ou outros animais);
- Proibição da Compra e Venda de Animais Vivos através da Internet
É importante que á medida que evoluímos como seres humanos nos apercebámos e tenhamos consciência dos direitos e da dignidade que aos animais merece.
É altura, tempo sem dúvida, para que neste século 21 no qual já nos encontrámos bem adentrados legislemos em favor de uma melhor protecção para os animais tanto domésticos como selvagens e no sentido também de acabarmos com muitos dos bárbaros espectáculos e com a cultura da morte na arena , e com um legado de tortura e maus-tratos aos animais que herdamos dos romanos...
Acabemos com as Tourads (seguindo o exemplo da grande Catalunha), os rodéos, as garraiadas, com a apresentação de animais nos circos e com toda as formas de degradação a que ainda sujeitamos os animais.
Fica aquí o vídeo da manifestação:

Primeiro vôo inaugural a partir do aeroporto de Beja terá lugar dia 13 de Abril

Aerogare do Aeroporto de Beja

O primeiro vôo Internacional efectuado a partir do "recentemente construído"(ainda se ultimam alguns trabalhos no interior daquela infras-estrutura aeroportuária que terá apenas a sua data de inauguração prevista para o mês de Junho próximo) terá lugar já nesta vindoura semana, na próxima quarta-feira dia 13 às 18.30, um dia aliás antes da data inicialmente apontada de 14 de Abril.
Aquele primeiro vôo que foi possível devido a uma autorização especial, terá por destino o Arquipélago atlãntico de Cabo-Verde e intregrará cerca de 180 lugares dos quais 42 deles, se encontram já destinados a uma comitiva de empresários portugueses e empresários da região alentejana  que irão participar nas cerimónias de geminação entre os Municípios de Ferreira do Alentejo e o município Cabo-verdiano de São Filipe, sito na Ilha do Fogo.
Tal como pôde afiançar o Presidente de Câmara de Ferreira do Alentejo , esta trat-se de uma viagem de oito dias com regresso previsto para o dia 20 de Abril.
O Aeroporto de Beja
O Aeroporto de Beja, uma ambição à muito acalentada por toda a região alentejana, pois poderá ser um foco de maior desenvolvimento túrisco e até mesmo comercial e indústrial para toda a região do Baixo Alentejo.
O Governo Português com esta obra pretende á partida focalizar neste aeroporto a laboração de companhias aéreas de baixo custo pois este aeroporto a inaugurar no segundo semestre de 2011 (algures em Junho) usufruírá de baixas taxas aeroportuárias.
O Aeroporto de Beja localiza-se na Base áerea nº11 a cerca de 12km da cidad de Beja  no Alentejo, e representoa á partida um investimento financeiro que orça os 33 milhões de Euros.
A construção deste aeroporto vem permitir tornar toda a região alentejana numa plataforma logística e comercial para o resto do páis, pois o novo e ainda não inaugurado Aeroporto de Beja pode ser visto como uma das pontas do triângulo de interesses formado pelo Porto de Sines e a Barragem do Alqueva.
O Aeroporto de beja terá , quando em pleno funcionamento a também grande valência de ser um aeroprto com capacidade de carga aéra, no que será também um auxílio bastante grande ao Aeroporto de Faro que se vê afligido com as limitações do tamanho da sua pista.
Em acréscimo refira-se que este Aeroporto de Beja poderá ser mesmo considerado uma importante plataforma logística aeroportuária do sul do país.
O Porto de Sines beneficiar-se-á imenso para o escoamento áereo de mercadorias e produtos destinados aos mercados europeus e mesmo a própria área crcundante ao próprio aeroporto será benificiada.
Pretende-se instalar nas zonas circum-vizinhas, adjacentes ao aeroporto  algumas unidades industriais de produtos  semi-acabados e de montagem de materiais provenientes da China para serem comercializados nos mercados europeus.
Para ligá-lo ao Porto de Sines foi adjudicado um troço da autoestrada A26 que ligará o Aeroporto de beja directamente ao Porto de Sines, o que á partida deverá tornar este Aeroporto mais competitivo.
Há também o projecto da futura instalação de uma fábrica de componentes aeronáuticos e de oficinas de manutenção e reparação aeronáutica.
Objecções à construção do aeroporto
-Segundo o Tribunal de Contas este projecto do Aeroporto de beja não tem contribuído para os objectivos anteriormente propostos nem para a criacção de empregos na região.
Depois de já concluidas as obras da infraestrutura aeroportuária não existem ainda "nem operadores nem acessibilidades" e a área circundante à cidade de Beja não possui os acessos quer rodoviários que ferroviários considerados suficientes para ligar à Europa ou mesmo  o resto do país.
Para agravar ainda mais a situação, os restantes operadores aeroportuários e logísticos têm reconsiderado as suas propostas, e a utilização do "futuro" Aeroporto de Beja como plataforma logística de carga e escoamento de produtos exportados da China para a America do Sul e Africa que inicilamente se previa  ficou bastante comprometida
Isto porque entretanto a República Popular da China firmou um acordo com um aeroporto alemão para aquele efeito, isto aconteceu porque o Aeroporto de Beja cuja conclusão das obras e entrada em funcionamento estavam  previstas para Julho de 2010 não estava ainda a funcionar.
Em relação às infrastruturas previstas para as áreas adjacentes ao Aeroporto o Tribunal de contas tece um parecer mais favorável quanto à instalação de unidades de produção de produtos semi acabados e também quanto à instalação de oficinas de reparação aeronáuticas.
O Tribunal de Contas também teceu sérias críticas à actuação da E.D.A.B (Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja) responsável pela adjucação do aeroporto.
Além do Tribunal de Contas instar segundo artigo do jornal Público a EDB a explicar a falta de investidores no Aeroporto de Beja, o Tribunal de contas sublinha que a EDB já funciona há ceca de dez anos, já adiou por sucesivas vezes a data de nicio de entrada em operação do aeroporto, além de aquela empresa ter acumulado prejuízos desde a sua formação num periodo de dez anos.
Segundo se pode ler no jornal Público online:
"Todo este quadro leva o TC a concluir que o aeroporto de Beja "não tinha assegurada" a sua viabilidade económica quando foi lançado.
A obra vai custar cerca de 74 milhões de euros aos contribuintes, assinala o TC, agravados pelos sucessivos adiamentos ao público da sua entrada em exploração.
A proposta mais consistente para se dar uso à nova infra-estrutura passa pela transformação da placa de estacionamento num parque para acolher aviões que actualmente ocupam espaço no aeroporto de Lisboa, mas isso tem custos acrescidos . "
(ver o link para o artigo do jornal o Público)
-Esperamos e desejamos melhor sorte e sucesso a este empreendimento e que ele contribua de facto para o desenvolvimento de toda uma "bela" região.

Apelo Sílvia Leite: Ajudem a Silvia a poder fazer a operação à perna....

Muitos de voces ja conhecem e acompanham a minha historia,nao e de animo leve que tomei a decisao de vos pedir ajuda,mas nestes ultimos dias muitas portas se tem fechado, e eu comeco a ver cada vez mais complicada a minha situacao, peco vos que leiam o meu pedido e ajudem com o possam,nem que seja a partilhar o meu caso,penso que com a vossa ajuda irei vencer todos os obstaculos.
Sou a Sílvia Leite, uma jovem Portuguesa de 32 anos, mãe de um menino de 10 anos, que emigrou para Moçambique há 2 anos em busca de uma melhor vida.
Após 6 meses de ca viver, a 13 de Fevereiro de 2010, aconteceu o imaginável, sofri um grave acidente de viação ao qual quase me vitimou a perna direita, estive 23 dias internada sem saber se era amputada ou não, sofri muito…
 Agora já depois de um ano, após 10 operações falta me a u...ltima, mas já não tenho meios financeiros para o fazer, são precisos 20600€ para eu poder ser operada dia 18 de Abril.
Peço que todos os que possam contribuir , com qualquer valor que seja que o façam para a conta em Portugal da CGD cujo o Nib e o 0035 2169 00032002600 73
e o IBAN PT50003521690003200260073 ou para a conta em Moçambique cujo Nib e o 000100000017208343357 e o IBAN MZ59000100000017208343357.
Quem quizer acompanhar melhor a minha situação poderá faze-lo pelo facebook basta adicionar me, ou contactar me através do e mail silviamarquesleite@hotmail.com
Ver no facebook:

E Terry Jones queimou o alcorão....

O Pastor Terry Jones
O Pastor Terry Jones da Dove World Outreach Center que em Setembro de 2010 prometeu  "fazer uma queima de exemplares do Alcorão em Nova Iorque, no dia 11 de Setembro, no chamado "Ground Zero", onde se situavam as duas torres gémeas do World Trade Center decidiu seguir avante com o seu projecto mediático e sem qualquer aviso queimou uma cópia do Alcorão não em Nova-Iorque mas em Gannesville onde vive e onde a igreja com cerca de 39 fieis a que preside tem domícilio.
A queima do Alcorão e a notícia da queima do Alcorão tornadas públicas esteve na origem de manifestações um pouco por todo o mundo muçulmano e árabe e no Afeganistão a braços com uma guerra cívil esteve na origem da morte de alguns polícias e funcionários da ONU no decorrer de uma manifestação.
A queima do Alcorão foi censurada por Barrack Obama e por outras fifuras de proa do panorama mundial.
Na altura (11 de Setembro de 2010) a tão polémica "queima do Alcorão" acabou por não ocorrer , com o Reverendo Terry Jones concordando em não dar seguimento ao evento de 11 de Setembro, que pretendia protestar contra a construção de um centro cultural islâmico ali   nas imediações.
Entretanto em Março deste ano, mais precisamente no dia 20 de Março em Gannesville, Florida a Dove World Outrech Center organizou "uma espécie de julgamento" no qual o Alcorão foi julgado e condenado sob a acusação de ser um livro que está na origem do terrorismo, do anti-americanismo e dos sentimentos antí-ocidentais no mundo islâmico, o Alcorão foi acusado dos crimes de violação e de tortura contra os não muçulmanos e de racismo contra as minorias e todos aqueles que não são muçulmanos.
Adianta informar que àquele "julgamento" que teve lugar em Gainesville, Florida, presidiu como juíz e moderador o próprio Terry Jones.
Nesse julgamento ( a toda aquela palhaçada e encenação que ridiculariza antes de mais os valores cristãos pacifismo e exalta a tolerância religiosa) foram chamados a depor ex-muçulmanos e membros daquela igreja.
No final daquele Juízo "sem-juízo" foi queimado um exemplar do Alcorão....
Importa realçar que ao visitarmos a página da Dove World Outreach Center poderemos para além das páginas dedicadas à própria igreja e aos temas religiosos, no terceiro separador (terceiro botão de navegação daquela página) encontramos um link que nos leva imediatamente á "Store" page.
A "Store" page é a loja virtual daquela igreja onde se podem encontrar bonés da igreja com as palavras de ordem "islam is of the Devil" (há bonés à escolha em apenas dois tons-branco e khakhi) por apenas "12 dolares; T-Shirts (há-as apenas em branco mas comtemplando todos os tamanhos incluindo o Large, o xlarge e o XX Large (16 dolares a unidade); há chavenas de café cada uma a 16 dolares e como não poderia deixar de ser há à venda muitos exemplares do livro de Terry Jones por apenas 12 dólares.
È possível por tanto encontrar alí algum merchandising generoso...não se sabe para quando a chegada de relógios de pulso da marca swatch que geralmente se associa a este tipo de eventos ou se em alternativa a igreja adquirirá outros, de marca branca fabricados na China que não sendo "of the devil" tem um invejoso palmarés no campo dos direitos humanos".
Não tem as mãos limpas
segundo notícia públicada o ano passado aquando da intenção do Pastor Jones de levar a cabo o "auto-de-fé" no Ground zero:
"O pastor americano Terry Jones, que planejava queimar exemplares do Alcorão no aniversário dos atentados de 11 de Setembro, sábado, tem antecedentes polêmicos na Alemanha, país que abandonou em 2008 expulso pelos próprios seguidores de sua seita.

A história foi foi revelada pelo antigo responsável pelo acompanhamento de seitas da Igreja Evangélica Alemã na Renânia, Joachim Keden.
"Jones é o clássico dirigente sectário com visão fundamentalista extrema", disse em entrevista ao jornal Berliner Zeitung.
O Pastor Jones em Ganesville, Florida
Um exemplar queimado do Alcorão
Sucessor no cargo e também especialista em seitas, Andrew Schäfer destaca que Jones foi condenado em 2002 por um tribunal da cidade alemã de Colônia a uma pena de 3.000 euros por falsificação de documentos, ao afirmar que tinha um título de doutor que não possuía.
Além disso, foi acusado, mas não chegou a ser processado, de exploração laboral dos membros mais jovens de sua seita e de se apropriar indevidamente de fundos de seu grupo religioso, o que conduziu a sua primeira expulsão da comunidade religiosa que tinha fundado.
"Terry Jones?"
Sua readmissão só aconteceu "após o pagamento de uma reparação econômica de quatro a cinco dígitos", segundo revela ao mesmo jornal Stephan Baar, um dos atuais representantes da Comunidade Cristã de Colônia, fundada por Jones e que, segundo suas palavras, tem agora cerca de 80 membros ativos.
A Dove World Outreach Center (Centro da Pomba de Ajuda ao Mundo, em tradução livre), igreja liderarada por Jones na Flórida é composta por um pequeno grupo integrista cristão de 50 membros.
Cada chávena custa 16 dollars
A organização se apresenta em seu site (http://www.doveworld.org/) "como uma Igreja do Novo Testamento, baseada na Bíblia, a Palavra de Deus.
Segundo explica o site, a comunidade foi fundada em 1986 por um pastor na sala de sua casa em Gainesville, norte da Flórida com aproximadamente 115 mil habitantes.
As primeiras reuniões dos membros da comunidade foram realizadas na casa do pastor, e mais tarde em no hotel Holiday Inn e em um teatro dos arredores, segundo o site.
Os membros fundadores reuniram em seguida a soma de US$ 150 mil para comprar o terreno no qual foi edificado o templo no final dos anos 1980."
Existem também alegações que o ligam à posse de pornografia infantil."
-Aquí o que cabe realçar nesta história toda é a atitude de intolerância religiosa por parte do Pastor Jones e da sua comunidade de acólitos.
16 doláres a unidade e em
 todos tamanhos
O Islão como religião já existe há muitos séculos...
 A título de exemplo refira-se que o islão foi de alguma forma quem permitiu que o cristianismo sobrevive-se aquí na Peninsula Ibérica que foi durante muitos séculos um bastião do cristianismo fundamentalista (refira-se que as duas inquisições a espanhola e a portuguesa ainda mais ferrenha mataram e torturaram em nome do catolicismo, que não está em causa neste artigo).
Foi devido à tolerância religiosa existente no Reino de El-Andalus que o cristianismo sobreviveu a 700 anos de domínio Islâmico.
As atitudes do pastor Terry Jones apenas agudizaram os conflitos latentes entre o Ocidente e o mundo árabe e islâmico cada vez mais difíceis.
Tem-se tornado voz corrente no mundo muçulmano e sobretudo no mundo muçulmano que o mundo ocidental e cristão vive embuído num espírito de cruzada e de ódio e de intolerãncia para com os muçulmanos, o que é claro serve tal como aquí no ocidente de placebo para a desseminação de ideias de politicos extremistas que estão obviamente sequiosos em aproveitar-se das divisões religiosas para levarem a cabo as suas ambiições políticas e egoístas.
É tempo de abrir a pestana....
Artigos relacionados:
- Sítio Web da Dove World Outreach Center
-Terry Jones e a queima do Corão- (Neste blog)

Na memória: "Filme da Treta"

Quase um ano depois do desaparecimento de António Feio, parece apropriado lembrarmo-nos de um dos melhores desmpenhos da eternamente  célebre dupla que fazia com o actor José Pedro Gomes em "Filme da Treta".
"Filme da Treta"
Filme da Treta é um filme português produzido pela SIC, em sequência de promoções publicitárias durante as pausas para propaganda.
As filmagens rodaram em Lisboa em 2006.
O filme foi apresentado pela primeira vez no Optimus Open Air, e foi um sucesso, segundo dados oficiais, mais de 200.000 pessoas assistiram à película de humor.
O filme, era uma colagem de sketches humorísticos, tendo como principal fio à meada, as personagens de Toni, e Zezé, de «Conversas da Treta», que também foi passado pela SIC.
A linguagem brejeira, mas sem palavrões, era uma marca do filme.
Sinopse:
Depois da série televisiva, dos espectáculos de teatro e do livro, a Conversa da Treta transforma-se em "Filme da Treta" e Tóni e Zézé (António Feio e José Pedro Gomes) invadem o grande ecrã. Na sequência de uma visão apocalíptica que teve durante um espectáculo na cabine de um "peep-show", Zézé resolve juntar-se à Ordem dos Caracolários Descalços.
Durante a sua clausura num mosteiro, Tóni vai visitá-lo.
Juntos vão recuar no tempo e relembrar todas as suas aventuras.
Os personagens Zézé e Toni são baseados nos personagens holandeses [Van Kooten en de Bie], um alto menos esperto com botas de cowboy e o outro baixo, esperto e com bigode, ambos habitam num bairro degradado, Schilderswijk em Haia.
 As emissões holandesas foram transmitidas no princípio dos anos 80.
Artigos Relacionados
Onde baixar:

Severn Suzuki- "A rapariga que calou o mundo durante 6 minutos"

Severn Cullis Suzuki nasceu em Vacounver no Canada e é filha de da escritora Tara Elizabeth Cullis e do geniticista e activista ambiental David Suzuki.
Svern Cullis Suzuki
Quando frequentava a escola primária Lord Tennyson aos 9 anos de idade, a pequena Severn fundou a ECO (Environmental Clidren's Organization), um grupo de crianças que se dedica a aprender e dar a conhecer a outras crianças as questões ambientais e ecológicas....
Aos 12 anos Severn e outras crianças, membros da ECO fizeram uma recolha de fundos para poderem estar presentes e participar da cimeira da Terra no Rio de Janeiro de 1992.
Em conjunto com Michelle Quigg, Vanessa Suttie, Morgan Geisler, membros daquela organização, por ela fundada ( a ECO) Severn Suzuki apresentou aos delegados presentes naquela cimeira as questões ambientais do ponto de vista dos mais jovens foi grandemente aplaudida pelo seu discurso.
O Vídeo do discurso da pequena Severn Suzuki na altura com 12 anos (agora com quase 30 anos) é considerado um marco, e é conhecido popularmente como " A rapariga que calou o mundo durante seis minutos".
É um dos vídeos ambientalistas mais vistos da rede social youtube.
Em 1993 foi distinguida entre os 500 mais distinguidos do Programa Ambiental das Nações Unidas e também naquele mesmo ano a publicadora Doubleday publicou o livro dela de 32 páginas, entitulado "Tell the world" ("Contai ao mundo").
Tratava-se na realidade de uma pequena brochura de 32 páginas que se destinava a dar a conhecer às famílias alguns dos passos a dar para tornar o ambiente mais saudável.
"A Senhora Severn Cullis Suzuki"
Severn Suzuki cresceu e graduou-se na Universidade de yale em 2002 com um B.S.C em Ecologia e Biologia evolucionária.
Depois de concluídos os seus estudos em Yale Svern Suzuki passou dois anos a viajar.
Cullis Suzuki inclusive apresentou o programa ecologista destinado a um público infantil Suzuki's Nature Quest (Suzuki à procura da natureza) no Discovery Channel.
Em 2002 ela ajudou a lançar um sítio , espécie de depositário de ideias chamado "The Skyfish Project" (Projecto peixe-voador).
Como membro do painel de aconselhamento de Koffi Anan (secretário geral da ONU)ela e os membros da Skyfish levaram o seu primeiro projecto, uma espécie de promessa-garantia chamada "Recognition and Responsability" (Reconhecimento e Responsabilidade) à Cimeira Mundial de Desenvólvimento Sustentável en Jonesburgo em Agosto de 2002.
O "Skyfish Project" acabou pois Cullis, a alma do mesmo, centrou as suas atenções de novo na sua vida escolar e inscreveu-se num curso de pós-graduação na Universidade de Victoria para estudar Ethnobotânica sob a direcção e tutoria académica de Nancy Turner.
Severn é casada e vive com o seu marido e um filho em Haida Gwaii.

Mais descobertas macabras no caso do Rei dos Gnomos: descoberta cela secreta...

O caso do sucateiro Francisco Leitão, de Carqueja, no distrito de Leiria acusado elo Ministério Público em Julho de 2010 do desaparecimento ( e mais que possível morte ) de três jovens : Tânia Ramos, Ivo Delgado e Joana Correia residentes naquela freguesia conheceu esta semana novos desenvolvimentos com a descoberta no dia 30 de Março de uma cela subterrânea numa casa pertencente à sua mãe.
A descoberta desta cela vem na sequência da investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária há já alguns meses das muitas denuncias apresentadas por crianças daquela área e  que permitiram apurar qu Francisco Leitão teria violado também cerca de 15 rapazes daquela zona, para além dos crimes de que está a responder em tribunal.
Foi aliás na sequência do depoimento de uma dessas vítimas que deu informações pormenorizadas sobre aquele local que a Unidade de Contra-Terrorismo da PJ (Polícia Judiciària) efectuou buscas numa casa abandonada, propriedade da mãe de Francisco Leitão e se deparou com uma cela subterrânea composta por apenas um quarto de tamanho médio e localizada a quatro metros de profundidade.
-Segundo referiu a edição do jornal "Correio da Manhã" de Sexta-feira 1 de Abril, aquela testemunha ainda menor deu a conhecer à Polícia Judiciária que foi vitima de abusos reiterados por parte de Francisco Leitão, o "Rei dos Gnomos" e enclausurado naquela cela onde foi abusado e confinado durante vários dias.
Segundo a edição do jornal "Correio da Manhã de Sexta-feira 1 de Março, a história contada pelo menor é em tudo identica às outras contadas pelas restantes vítimas também com idades entre os 12 e os 15 anos de idade.
O menor começou a frequentar a casa ("castelo"), passear com Francisco Leitão e outros no carro, e depois acabou por ser levado para aquela cela e violado por Francisco Leitão.
Segundo o "Correio da Manhã" pôde apurar no seu exclusivo do dia 1 de Março, nenhum dos jovens desaparecidos terá estado naquela cela e a cela subterrânea há pouco descoberta teria sido exclusivamente construída para violar as crianças.
-A descoberta desta célula pode levantar, e por certo levantará muitas perguntas: Quem a terá construído e se a terá construído sózinho ou com ajuda; se a construção da cela naquele terreno seria comtemporáneacom a construção do castelo (se teria sido construída na mesma alturaque o castelo).
Levantará por certo a questão de se a mãe dele saberia daquela construção ainda que a partida se suponha que não soubesse.
A dita cela estava encoberta, tapada por folhas e ramos, e como se pôde constatar era acessível por meio de uma escada.
-A Polícia Judiciária esteve naquele local, na velha casa abandonada a recolher provas e indícios de ADN que possam comprovar a presença das vitimas dos abusos e a de Fernado Leitão naquele local...aliás esse tipo de provas será fundamental para que se possa seguir com um processo-crime em relação apenas aos crimes de abusos.
A par dos crimes de morte de que é acusado e que se relacionam com o desaparecimento dos 3 jovens,;das também acusado do desaparecimento de um sucateiro  que era apelidado na região por "Pisa-lagartos" e que residia numa povoação próxima de Carqueja chamada Bufarda.
Esse homem que tinha a alcunha de Pisa-lagartos desapareceu em 1995.
Francisco Leitão- "O Rei Ghob"
A filha desse mesmo homem denunciou no Outono de 2010 ao Ministério Publico  que Francisco Leitão tinha transportado o seu pai ao Hospital de Peniche em 1995 e que desde essa altura o idoso nunca mais foi visto.
Francisco Leitão está também constituído arguído desse crime uma vez que há também fortes supeitas de estar envolvido nesse desaparecimento.
"Pisa-lagartos" vivia numa sociedade de grande precariedade e tal como oFrancisco Leitão também se dedicava a apanhar e recolher sucata e ferro-velho; segundo consta "o Rei Ghob" cedeu-lhe uma carrinha para dormir.
O homem ter-se-à sentido mal e terá pedido ajuda a Francisco Leitão que o transportou ao hospital de Peniche.... e desde aí nunca mais se soube dele, pois desapareceu sem deixar rasto...
A polícia Judiciária abriu um inquérito na altura e terá mesmo entrevistado  a "Francisco Leitão", mas a investigação não deu quaisquer frutos, não se chegou a qualquer conclusão e o tribunal acabou por declarar a presunção de morte do idoso naquele ano...mesmo sem haver um corpo.
-É de notar que a primeira vítima Tânia desapareceu do Hospital de torres Vedras, sem deixar rasto....
Este Francisco Leitão é de facto um homem muito misterioso nesta história toda...sempre à frente do tempo (terá levado o idoso ao hospital, mas depois não sabe de nada), esteve em contacto com os filhos dos outros quando eles supostamente estavam em Espanha e sabia sempre mais do que os pais)...além de outros pormenores...para ser-se "Rei" tem de ser ter uma corte, além de súbditos é claro...e ele decerto e por certo teria lugres-tenentes...
Este é um caso que poderá ter mais meandros do que aquilo que à partida se julgava inicialmente e poderá estar-se de facto perante um caso de "Serial killer".....
Artigos Relacionados:

"Complexo, o universo Paralelo"- Uma história humana de luta e sobrevivência...

 Estreou nos cinemas portugueses no dia 13 de Janeiro deste ano, o filme-documentário "Complexo, o universo paralelo", que teve a sua ante-estreia no nosso país (Portugal) em Outubro de 2010 no DocLisboa.
Este filme documentário teve como realizadores e produtores, dois irmãos portugueses Mario e Pedro Patrocínio, e é o resultado de algum tempo de permanência numa área do Rio de Janeiro profundamente dominada pelo narco-tráfico.
Este documentário pretende mostrar uma realidade de vida para lá daquela que chega até nós através das imagens de impacto mediáticodifundidas pelos média de confrontos entre polícias e narcotraficantes...
Pretende dar a conhecer a realidade de vida dos cerca de 65026 habitantes, divididos por perto de 18425 domícilios.
O Complexo do Alemão,é assim chamado por causa de um antigo proprietário  daquela área que adquiriu as terras onde hoje se situa este complexo, e as dividiu em lotes para venda nos anos cinquenta.
O referido proprietário era na verdade um polaco que se chamava Leonard Kaczmarkiewicz, mas a quem a população local apelidou de alemão, tendo o local ficado desde então conhecido como o Morro do Alemão.
O Complexo do Alemão é na realidade um agrupamento de 13 favelas (aquilo  que aquí em Portugal chamamos bairros de lata) e situa-se na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, numa das zonas mais violentas daquela cidade.
Dificuldades iniciais e falta de apoios finaceiros
- Os irmãos Patrocínio passaram cerca de três anos, a viver na imensa favela onde contactaram com a realidade e os dramas humanos de quem lá vive e filmaram todo aquele cotidiano do ponto de vista de quem ali vive.
Para dar andamento a este projecto iniciádo em 2005 tiveram de recorrer ao auto-financiamento, ou seja tiveram de abrir os cordões à bolsa pois ninguém se arriscava a financiar um filme rodado dentro de uma favela.
«achavam que éramos loucos, que nos iam roubar, que nos iam matar.
 Juntámos dinheiro, vendemos na altura o carro, [o filme] foi feito com suor e sangue», de acordo com afirmações dos irmãos Patrocínio à Agência Lusa.
A rodagem do filme, que começou em 2007, acompanhou um momento de bastante tensão vida do complexo que foi o da preparação para os Jogos Pan-Americanos, altura em que a Polícia Militar e as forças especiais cercaram o complexo e em que mais de uma centena de pessoas perderam a vida durante as operações policiais que tiveram lugar no complexo e nas suas imediações.
A sinópse do filme (enredo):
O filme começa por mostrar algumas imagens iniciais referentes às operações políciais e militares dentro do Complexo, evoluindo depois para aquele tipo de imagens que pouco tem a ver com as imagens que pululam os noticiários e os blocos informativos.
Para imagens que nos dão a conhecer a vida diária daqueles que vivem no meio deste fogo cruzado entre as várias facções rivais que procuram controlar o nárcotráfico e os outros negócios e e fogo cruzado entre aqueles grupos rivais e a polícia.
Entre as muitas histórias que pululam aquele universo paralelo o documentário centrar-se-à em algumas personagens tipo( da vida real) tais como "Dona Célia, Seu Zé e um rapper local chamado MCPlayboy".
"Complexo - Universo Paralelo" recebeu o prémio de Melhor Film no Artivist Film Festival
-Vale bem a pena ver....
Artigos Relacionados:
Onde baixar:

Médico e monstro: cirurgião acusado de abusar de mais de 20 pacientes...

Um médico cirurgião português, de 61 anos de idade de nome Alcídio Rangel, que exerceu durante bastante tempo a sua profissão no Hospital de Santa Marta e inclusive esteve ligado à selecção portuguesa de futeból de sub 20 e sub 21, foi acusado de abusos sexuais reiterados nas pessoas das utentes.
Foram várias as queixas de que Alcídio Rangel abusava das utentes a seu cargo aquelas que esta semana vieram a público .
Segundo as informações veiculadas pelos média, o processo foi desencadeado há cerca de dois anos por uma utente, que depois de uma consulta apresentou queixa por escrito à direcção do hospital de Santa Marta em Lisboa, acusando o médico de conduta e comportamento abusivo e ultrajante para com a sua pessoa.
No entanto já tinham sido anteriormente referenciadas algumas outras queixas apresentadas àqueles serviços por outras mulheres também utentes ,que não se conheciam entre sí apontando o mesmo médico por comportamento abusivo e relatando o mesmo tipo de episódios.
O "sr. doutor" cardiologista ,pedia às utentes que se despissem  servindo-se do pretexto da necessidade de ter de fazer uma observação mais rigorosa e depois encostava o seu próprio corpo ao das doentes.
Em dois dos casos notíciados chegou mesmo a "assediar" a uma enfermeira que também o denunciou à direcção do hospital.
Este médico, Alcídio Rangel trabalhou também para a Federação Portuguesa de Futeból (desde 1988 e até bem pouco tempo) e inclusive auxiliou as selecções portuguesas de Sub 20 e Sub 21 trabalhando ainda com menores, segundo noticiado pelo jornal Correio da Manhã continua a manter e a declarar-se inocente das acusações de que é alvo.
O Dr. Alcídio Rangel, o médico abusador em questão, que era cirurgião cardio-vascular no Hospital de Santa Marta foi dimitido da função pública em 2010 na sequência de uma investigação da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) que se iniciou em 2006.
Até então eram apenas conhecidas cinco vitimas.
A investigação conduzida pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde constatou que o médico faltoso apalpou a vagina e beliscou os seios às suas pacientes entre outros actos de assédio sexual econcluiu pela  culpabilidadedo médico, defendendo a sua suspensão do Serviço Nacional de Saúde.
«despropositadamente, apreciou a nudez de uma doente, comentou os seus mamilos e beliscou-os, esfregou o pé da doente nos testículos, abriu-lhe a vagina com os dedos e assediou-a sexualmente com comentários»
O médico "abusador" é o primeiro do lado esquerdo da fila do meio
O médico esteve suspenso durante 90 dias tendo recorrido da decisão aos tribunais admnistrativos e entretanto voltou ao trabalho aonde esteve até ao ano passado.
No entanto o médico abusador só viria a ser expulso da função pública em Fevereiro de 2010 por decisão do Acordão do Tribunal Central Administrativo do Sul, e a administração do hospital aplicou-lhe a pena máxima prevista no código disciplinar da Função Pública, muito embora esta decisão não o tenha impedido de trabalhar no sector privado.
Tal como tem sido noticiado na imprensa escrita diária e noutros meios de comunicação, os abusos deste "tarado sexual" eram já do conhecimento da Ordem dos médicos desde 2008.
Segundo o Bastonário daquela Ordem a Ordem dos Médicos é cautelosa, estando no entanto a aguardar as conlusões que forem veiculadas pelo Ministério Público para que possa chegar a uma conclusão quanto à medida a tomar.
 De acordo com o Bastonário da Ordem dos Médicos,o único mecanismo de que a Ordem dos médicos possui é a suspensão do médico faltoso por trêm meses, findos os quais voltará a ser reintegrado afirmou o bastonário (ao Correio da manhã- ver notícia)
No entanto há a possibilidade de Alcídio Rangel poder vir a ser expulso da Ordem dos Médicos.
Alcídio Rangel continua a trabalhar no sector Privado
Muito apesar de Alcídio Rangel ter sido expulso da Função Pública continuou até há bem pouco tempo a exercer medicina no sector privado sem que ninguém, ordem dos Médicos ou Ministério Público o impedissem.
Segundo noticiou o jornal "Correio da Manhã" o médico abusador terá alugado um gabinete na clínica Dento Centro, nas imediações do Hospital de Santa Marta.
O Dr. Alcidio ao que consta, e segundo notícia do jornal "Correio da Manhã" também no sector privado terá feito pelo menos mais uma vítima.
"O último crime conhecido, num 1º andar da rua Gonçalves Crespo, foi cometido no ano passado, depois de os organismos do Estado já terem fortes indícios de que estavam perante um predador sexual. "
Com efeito o médico Alcídio Rangel instalou-se na Rua Gonçalo Crespo nº49 - 1º 1150-184 Lisboa Telefone: 213 158 659 (endereço que ainda se encontra disponível no sítio web: IndexSaúde ).
Ministério Público e DIAP
Segundo se pode ler no jornal "Correio da Manhã" na sua versão electrónica:
"Indiciado pelos vários crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, cada um deles punível com cadeia até oito anos, o cirurgião vascular já foi ouvido no DIAP e saiu com simples termo de identidade e residência.
 Não foi levado a um juiz ou sequer promovida medida de coacção que o afastasse de novas potenciais vítimas - pacientes nos hospitais ou em clínicas privadas."
segundo adiantou o jornal Correio da Manhã:
"Alcídio Rangel foi chamado por um magistrado da 5ª secção do DIAP de Lisboa,  e remeteu-se ao silêncio: como arguido, é um direito que lhe assiste.
O magistrado, adiantam ao CM fontes judiciais, chamou-o antes de ouvir as vítimas.
Estas estão agora a ser chamadas pela PJ, conforme algumas têm contado ao CM.
O Ministério Público deixou o suspeito sair com termo de identidade e residência, sem o levar a um juiz de instrução que lhe pudesse aplicar uma medida de coacção que o impedisse de exercer medicina junto de potenciais vítimas de abusos. "
(As alegações anteriores que foram trancritas do artigo do jornal Correio da manhã, levaram a que o Ministério Publico solicitasse um pedido de esclarecimento- ver notícia em Correio da Manhã)
-São já mais de 20 as vitimas deste "predador sexual até ao momento, havendo a possibilidade de este número ser muito maior e vir a crescer nas próximas horas
A Polícia Judiciaria tem estado a fazer a despistagem (ou seja a averiguação) das cerca de 200 mulheres que terão sido operadas por este médico entre 2008 e 2009 para saberem quais as que foram abusadas por ele.
A comprovar que no melhor pano português também cai a nódoa atente-se na reacção dos vizinhos do Dr.Alcídio Rangel segundo reportado pelo Jornal "Correio da Manhã":
"Alcídio Rangel, a residir num condomínio de luxo na Alta de Lisboa, Lumiar, costuma sair bem cedo de casa, num modesto carro azul que já possui há vários anos.
Chega tarde, passando despercebido a vizinhos e funcionários do condomínio, e não frequenta o comércio local. Um funcionário diz mesmo ter sido "com espanto" que viu a cara dele no jornal.
"Não estava à espera, porque é uma pessoa tranquila e discreta".
Também na anterior casa, em Benfica, era pouco notado.
 "Tratávamo-lo por Dr. Alcídio, era simpático mas de poucas palavras. "
Vendeu a casa há cerca de um ano e nunca mais ouvimos falar dele", diz um vizinho.
Esperemos que nem o Ministério Público, nem a Ordem dos Médicos fiquem indiferentes a este caso....
A ver vamos..... 
O vídeo que se segue corresponde a uma reportaçem televisiva da RTP1:
Artigos Relacionados
Abusa de enfermeira e de mulher de polícia - Correio da Manhã
Médico da federação abusou de 5 doentes-Sol.sapo.pt
Médico faz nova vítima em clínica privada - Correio da Manhã
Cirurgião abusa de 20 doentes - Correio da Manhã
Ordem dos Médicos:
É possível consultar e identificar os médicos que estão inscritos na Ordem dos Médicos, Ordem que disponibiliza no seu sítio Web os meios necessários de pesquisa em Ordem dos Médicos - clicar na ligação anterior