Home Perguntas Frequentes Destaques Actualidades Denúncias Mundo Ecologia Vídeos Contatos

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março de 2012

Comemora-se hoje Quinta-feira dia 8 de Março de 2012, o centésimo primeiro aniversário da primeira comemoração do dia Internacional da mulher.
O dia Internacional da mulher adoptado pelas Nações Unidas em 1975 em memória de todas as conquistas sociais, económicas e políticas alcançadas pelas mulheres bem como para lembrar a discriminação e violações dos direitos a que muitas mulheres ainda se encontram sujeitas pelo mundo fora, tem origem nas manifestações femininas dos finais do século XIX e ínicios do século XX por melhores condições sociais e mais direitos políticos.
Com o advento da revolução Indústrial a mão-de-obra feminina incorporou-se nas indústrias.As mulheres eram obrigadas a cumprir jornadas de trabalho de até 17 horas diárias, sujeitas a espancamentos e vários tipos de humilhações, recebendo salários 60% inferiores aos dos homens, trabalhando frequentemente em condições de muitíssimo pouca segurança, e pouco saudáveis.
Na Europa e nos Estados unidos, um pouco por toda a parte surgiram manifestações operárias que tinham como principal reinvindicação a redução dos horários de trabalho para 12 horas.
Na sequência de um  desses protestos ocorridos na Inglaterra em 1819, em que a polícia disparou contra alguns trabalhadores, foi aprovada uma lei que reduzia para 12 horas a jornada das mulheres e dos menores entre o 9 e os 16 anos.
Uma outra vitória alcançada pelos trabalhadores , na Inglaterra em 1824 foi o direito de livre associação que permitiu que os trabalhadores se podessem organizar e criar sindicatos.
A sugestão da criação de um dia internacional da mulher ocorreu durante a primeira conferência Internacional de mulheres em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, por proposta da socialista alemã Clara Zetkin,muito embora, no ano anterior, em 1909 tenha havido memória de uma celebração do dia internacional da mulher no dia 29 de fevereiro em Nova Iorque por iniciativa do Partido Socialista da América.
A ideia subjacente à criação de um Dia Internacional da Mulher surgiu no ínicio do século XX durante a segunda Revolução Indústrial , altura em que ocorreu uma incorporação maciça da mão-de-obra feminina na indústria.
As condições de trabalho nas fábricas muitas vezes pouco saudáveis e perigosas eram alvo requente dos protestos dos trabalhadores.
No dia 8 de Março de 1857 num protesto levado a cabo exclusivamente por mulheres , 129 operárias têxteis morreram carbonizadas dentro da fábrica onde trabalhavam, em Nova Iorque, depois dos patrões e a polícia terem trancado as portas da fábrica onde aquelas se refugiaram lhe terem ateado fogo.As operárias organizavam uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de 12 horas.
Aquele protesto bem como o seu desfecho trágico chamou a atenção da sociedade da época sensibilizando-a para as causas femininas;sensibilidade que foi crescendo nas décadas seguintes.
Foi em memória destas trabalhadoras que se decidiu pois na Conferência Internacional de mulheres em Copenhaga pela comemoração do dia internacional da mulher a 8 de Março.
Nos anos que se seguiram àquele protesto houve alguns outros importantes com particular destaque o de 1908 em que cerca de 15000 mulheres marcharam sobre Nova Iorque exigindo o aumento dos salários, melhores condições de trabalho,a redução da jornada de trabalho e direito de voto.
No ano que se seguiu à Conferência Internacional de Mulheres, 1911, o dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de março na Aústria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Poucos dias depois, a 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - na maior parte costureiras. O grande número 
de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi
considerado como tendo sido o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001.
Na Rússia as comemorações do dia Internacional da Mulher estiveram relacionadas com as origens da revolução Russa pois no dia 8 de Março de 1917 pelo calendário gregoriano as operárias russas entraram em greve em protesto contra a fome, contra o Czar Nicolau II e contra a participação russa na I Guerraa Mundial.
Todas as operárias deixaram as fábricas, entraram em greve e saíram á rua tendo de acordo com León Trotsky a greve sido de massas.
Trotsky descreveu assim aquele dia 8 de Março :“Em 23 de fevereiro (8 de Março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias.
Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve.
Todas saíram às ruas e a greve foi de massas.
Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução” .
Algumas outras vitórias das mulheres foram o direito de voto (em Portugal extensível a todas as mulheres apenas depois da revolução do 25 de Abril, embora antes e desde 1931 apenas as mulheres com cursos superiores pudessem votar), o aumento das oportunidades de trabalho para as mulheres,com salários mais próximos e nalguns casos iguais aos dos homens, o direito ao divórcio e controle sobre o próprio corpo em questões de saúde, inclusive quanto ao uso de preservativos e ao aborto.
No entanto existem ainda muitas desigualdades sociais que continuam a penalizar as mulheres um pouco por todo o mundo, muitas dessas barreiras continuam a ser motivadas por fatores de ordem cultural e religiosa.
Bem-Haja para todas vós mulheres!

Sem comentários:

Enviar um comentário